quinta-feira, 19 de maio de 2011

2

Padrinhos e Madrinhas - Do convite aos deveres.

Eu tinha prometido um Post sobre Madrinhas, Porém achei importante fazer esse post antes.

Afinal das contas, qual o papel dos padrinhos e madrinhas??





Estava pesquisando sobre o papel dos padrinhos e madrinhas, mesmo porque eu ja fui madrinha de casamento, Pensando nisso e lendo muito, percebo que este é um papel muito importante, e isso implica em uma escolha minuciosa por parte dos noivos, ao convidar, e por parte dos padrinhos convidados, ao aceitar o convite.
Acredito que os deveres dos padrinhos são vários, e que cabe aos noivos escolherem bem quais pessoas que terão orgulho em ocupar essa posição. Cabe aqui ressaltar que o convite pode ser negado, e isso é absolutamente aceitável. #fikdik.

 ...nós noivos devemos aceitar a resposta positiva ou negativa, afinal é um convite e não uma imposição certo? Da mesma forma, os convidados para padrinhos, poderão recusa-lo sem traumas. 


A tradição da escolha de um padrinho é um costume que remonta à antiguidade quando se escolhia um bom amigo, na maioria das vezes um guerreiro tribal, para ajudar a proteger a noiva de possíveis raptores, conhecidos por rondarem o local da cerimônia.
Segundo a crença cristã, pelo casamento, constitui-se uma nova sociedade conjugal e familiar que se agregará à sociedade, fazendo-a crescer. 
Na definição do dicionário, a palavra padrinho significa testemunha de batismo, casamento ou duelo. No caso dos padrinhos de casamento, eles são as testemunhas da união do casal.
Escolher um padrinho ou uma madrinha é um passo importante para celebrar um dia especial. Tratam-se de pessoas especiais para os noivos, normalmente amigos muito proximos, irmaos, familiares, padrinhos de batismo, compõe as escolhas dos noivos. Normalmente, os padrinhos são escolhidos por serem pessoas que, de alguma forma, fazem parte da vida dos noivos, formando uma proximidade afetiva com o casal. Além de testemunhar a união do casal, os padrinhos têm também a função de ajudar e orientar os recém-casados. por isso estamos escolhendo com calma.
Como a escolha não é fácil, algumas dicas são válidas:
- Pense em casais ou amigos que agora testemunharão a formalização de sua união e que desde o início do relacionamento foram pessoas presentes em suas vidas.
- Escolha por pessoas que você "poderá contar", aquele tipo de amigo o qual tens certeza que lhe dará um ombro qndo necessário e compartilhará de alegrias assim como conselhos.
- Saiba que essas pessoas irão ter laços estreitos com o você, então pense bem quais as pessoas que  gostaria de ter proximidade.
- Convidar padrinhos que te convidaram como padrinhos, unicamente por esse motivo, não é uma idéia legal. Embora isso aconteça facilmente pelos laços estreitos, algumas vezes esses laços não existem,  não sinta-se obrigado a fazer esse convite.
Dicas dadas para a escolha, que muitas vezes denotam noites a fio por se tratar de uma tarefa difícil (qndo esta é pensada realmente) vamos aos "deveres" dos padrinhos e madrinhas

Tarefas da madrinha 
Futura madrinha, parabéns pelo convite e por aceitá-lo, saiba que foi minuciosa a escolha e que para os noivos vc é uma pessoa especial.
O título de madrinha de casamento traz responsabilidades.., Se não tem tempo para fazer parte da festa de casamento, não vai ficar mal se recusar e aparecer como convidada. Muitas amizades ficaram marcadas pois a pessoa não disse, “Desculpa, gosto muito de ti mas não posso.”
A noiva vai procurar a sua ajuda para o planeamento e dia do casamento. Então o que tem de fazer?
  • Ajudar a noiva a planear o seu casamento.
  • Ouvir os seus planos com um sorriso nos lábios.
  • Arranjar tempo para ir as compras e testes com a noiva.
  • Ajudar na compra e escolha do vestido de noiva.
  • Dar opinião sobre o penteado e a maquilhagem adequada;
  • Ajudar na divisão dos convidados.
  • Planear e pagar a festa de despedida de solteira, chá bar, chá de lingerie, chá de panela ou qualquer q seja o chá.
  • Caso os noivos optem por fazerem a festa de despedida juntos, aceite e converse com os padrinhos a respeito da organização.
  • Ir ao ensaio da igreja e jantar.
  • Ajudar na decoração da cerimônia e copo d´água se necessário
  • Fazer a recepção dos convidados (opcional)
  • Ajudar a levar os presentes.
  • Ajudar na limpeza (dos vários eventos)
  • No dia do casamento deve acompanhar a noiva ao cabeleireiro e ajudá-la a vestir-se, bem como deve estar sempre atenta aos pormenores para que esta esteja sempre impecável;
  • Fica responsável pelo bouquet da noiva durante a cerimônia;
  • Durante a recepção deve dançar com o padrinho e ajudar na decoração do carro para quando os noivos se forem embora;
  • Caso estes vão para sua casa na primeira noite esta deve ajudar a fazer a cama. Há quem pregue partidas aos noivos, como por exemplo coser os lençóis, colocar arroz ou açúcar na cama mas convém ter cautela e não fazer este tipo de partida a quem não tiver sentido de humor. É um dia estressante e cansativo. Os noivos chegam a casa exaustos;
  • Deve ajudar a noiva a fazer a mala para a lua de mel.


Tarefas do padrinho 

Se é o padrinho do casamento! Provavelmente é o irmão do noivo, o seu melhor amigo e/ou alguém que sabe festejar como ninguém. Você é a pessoa que vai dar ouvidos e ajuda ao noivo quando ele estiver em stress com o planeamento do casamento.
O noivo deve de ter tido dificuldades em escolher que amigo ou familiar merece o título de padrinho. È importante que pense nas suas obrigações antes de aceitar.
Então o que tem de fazer para ser um bom padrinho de casamento?
  • Planeie e pague a festa de despedida de solteiro do noivo, ou chá bar, caso os noivos optem por fazerem a festa de despedida juntos, aceite e converse com as madrinhas a respeito da organização.
  • Vá aos ensaios de igreja e de jantar.
  • Ajude a arrumar e levar as caixas de presentes e acessórios para a cerimónia.
  • Ajude o noivo a vestir-se e a assegurar-se que chega a horas a igreja.
  • Guarde a aliança da noiva até ao momento da troca. Pode não ser preciso levar a aliança.
  • Dançar com a madrinha.
  • Deve fazer um pequeno discurso na entrada da recepção;
  • Fazer o primeiro brinde a noiva e ao noivo. Normalmente é feito antes de jantar ou então logo a seguir.
  • Providencia transporte ao noivo e noiva ou leva-os pessoalmente ao hotel ou aeroporto. 
  • Ajuda a madrinha a levar os presentes para casa dos noivos.
  • Deve ajudar a decorar o carro dos noivos e também a fazer a cama de novo, isto que os noivos não viajarem essa noite.


AGRADECENDO AOS PADRINHOS E MADRINHAS

Tendo em vista a importância desse papel, e o cumprimento do mesmo, os noivos deverão fazer um agradecimento especial. Fica a critério dos noivos, normalmente uma lembrança diferenciada, um jantar por casamento e afins
Eu acho bacana a idéia de integrar os padrinhos, vi isso em alguns sites e achei interessante. A idéia é fazer um jantar ou ir em uma pizzaria para que os padrinhos, fiquem entrosados e tenham contato, isso antes do casamento.





Fontes:



2 comentários:

Lilian Gomes disse...

Adorei o post! Graças a Deus, meus padrinhos aceitaram e são pessoas maravilhosas e já estou recebendo ajuda de muitas madrinhas \o/\o/


bjo

Tay disse...

ahhh...tarefa dificil,né?!
+sabe oq +me incomoda? é ouvir pessoas q não tem nada a ver dizer:quero ser padrinho do seu casamento!
só quero ver quando chegar minha vez..hehhehe